PANORAMA SOCIETÁRIO
CVM propõe divulgação de dados sobre ESG no formulário de referência
CVM propõe divulgação de dados sobre ESG no formulário de referência
Em meio ao crescente interesse de investidores por informações relacionadas a ações ambientais, sociais e de governança (“ESG”), a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) abriu, em 7 de dezembro de 2020, a Audiência Pública SDM nº 09/2020 (“Audiência Pública”), para discutir potenciais mudanças à Instrução CVM nº 480/2009 (que dispõe sobre o registro de emissores como companhia aberta, incluindo o formulário de referência). Embora o objeto principal da Audiência Pública seja a redução do custo de observância regulatória e aprimoramento das regras de divulgação, a CVM pretende também implementar novas exigências sobre a prestação de informações associadas à pauta ESG.
Entre os aprimoramentos propostos, destacam-se as obrigações de: (i) desmembrar a seção de riscos socioambientais do formulário de referência em subitens detalhados sobre questões sociais, ambientais e climáticas; e (ii) prestar informações sobre a adoção ou não de indicadores de desempenho ambiental e social. Para cumprimento dessas obrigações, a CVM propõe o método do “pratique-ou-explique” (comply or explain), que sujeita as companhias que não divulgarem as informações de ESG pertinentes a explicarem os motivos de não o fazerem.
Além disso, a CVM propõe a inclusão de informações no formulário de referência sobre: (i) diversidade nos órgãos de administração e indicação de canais para críticas relativas a matérias socioambientais; (ii) remuneração dos administradores e influência de indicadores socioambientais; e (iii) diversidade da força de trabalho e diferenças dos patamares de remuneração. Importante destacar que não serão exigidas informações individualizadas em vista do potencial comprometimento da privacidade dos administradores e colaboradores, mas sim números totais, agrupados por gênero, cor ou raça.
Nota-se que os aprimoramentos e inclusões propostos pela CVM não obrigam as companhias a adotar medidas ou práticas específicas, mas impõem a obrigação de dar publicidade às ações adotadas. Em vista disso, a CVM ressalva que as medidas propostas na Audiência Pública são iniciais e não descartam futuras iniciativas mais robustas e completas para fortalecer a pauta ESG.
Aqueles que desejarem participar da Audiência Pública deverão enviar suas sugestões e comentários por escrito, até o dia 8 de março de 2021, à Superintendência de Desenvolvimento de Mercado.
Eduardo Boulos
Guilherme Bertolini
Maximilian Fritz
Lucas Markan